PROJETOS EM ANDAMENTO
EDUCAÇÃO EM MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Mudanças climáticas: Fatos e Mitos. 97% dos especialistas concordam que os humanos estão aquecendo o planeta. A palestra traz uma construção sólidas dos conceitos básicos sobre o clima terrestre, traz os maiores mitos usados pelos negacionistas e discute as técnicas de falácias usadas para confundi-los. Além disso mostramos os pontos na ciência onde existe espaço para aprimoramento, estimulando o pensamento crítico. Desenvolvemos também uma cartilha para lhe auxiliar a não ser enganado por negacionistas.
Risco Climático: Embora os recursos hídricos sejam consideravelmente sensíveis as alterações climáticas, análises de risco climático são relativamente incipientes no Brasil. Tendo em vista a necessidade de formar profissionais aptos a lidarem com os desafios do século XXI em acordo com os Sustainable Develompemt Goals das Nações Unidas, nós propomos uma aula prática usando a pedagogia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) para introduzir o conceito de risco climático do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) no âmbito da gestão dos recursos hídricos.
SÍNTESE DE ESTUDOS DOS IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NOS RECURSOS HÍDRICOS DO BRASIL (YARA TOOL)

A literatura científica pode apoiar decisões para alcançarmos sociedades mais resilientes. No entanto, a obtenção de uma imagem abrangente, e de simples interpretação, dos possíveis impactos da mudança climática ainda é um desafio. Desenvolvemos um método no qual a literatura científica sobre os potenciais impactos da mudança do clima nos recursos hídricos é traduzida em mensagens sumárias de simples interpretação. O método foi convertido em uma ferramenta digital no formato Keyhole Markup Language (KML) a qual pode ser exibida no programa Google Earth Pro.
YARA
A INFLUÊNCIA DAS ESTRUTURAS DE PAISAGEM NO BALANÇO HÍDRICO DE UMA LAGOA COASTEIRA - BACIA DA LAGOA DO PERI

O objetivo principal desse projeto é entender como as estruturas de paisagem afetam o balanço hídrico da bacia da Lagoa do Peri. Nós usaremos tempo de resposta médio e tempo de trânsito médio como respostas fundamentais das características das bacias experimentais.
RECUPERAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DOS CÓRREGOS DO CAMPUS REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA

O principal objetivo deste projeto consiste em pesquisar soluções inovadoras e exemplares que contribuam para recuperação da qualidade da água dos córregos que cortam o Campus João David Ferreira Lima.
ELABORAÇÃO DE CARTAS DE APTIDÃO À URBANIZAÇÃO FRENTE AOS DESASTRES NATURAIS EM MUNICÍPIOS DO ESTADO DE SANTA CATARINA

O objetivo deste projeto é elaborar, em parceria com o Ministério das Cidades, Cartas de Aptidão à Urbanização frente aos Desastres Naturais em áreas não loteadas ou com baixa densidade de ocupação pertencentes ao perímetro urbano legal em municípios do estado de Santa Catarina.

PROJETOS RECENTES
REDE DE PESQUISA EM MONITORAMENTO E MODELAGEM DE PROCESSOS HIDROSSEDIMENTOLÓGICOS EM BACIAS REPRESENTATIVAS RURAIS E URBANA DO BIOMA MATA ATLÂNTICA

O objetivo deste projeto é investigar os processos de produção de água e sedimentos em bacias experimentais representativas do bioma Mata Atlântica por meio de monitoramento e modelagem hidrossedimentológica e de qualidade de água visando a determinação dos efeitos da escala e do uso do solo.

PARCERIAS
Modelagem Ambiental na UFFS
Water Disaster Research Laboratory - Kyungpook National University


Em breve mais informações sobre os nossos projetos!


Universidade Federal de Santa Catarina
Centro Tecnológico
Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental